Encontro de Bumba -Meu -Boi em Brasília, dias 05 e 06 de Junho de 2010 no gramado da FUNARTE. O evento reuniu vários grupos de Bois de todo o Brasil. Completando 90 anos de idade Seu Teodoro, maranhense erradicado em Brasília à 47 anos foi o homenageado no na segunda edição do Encontro.

O Bumba-meu Boi, surgiu da união das culturas europeias, africanas e indigenas. A historia do Boi se desenvolve em torno de um rico fazendeiro de tinha um boi muito bonito que dançava, que é roubado por Pai Chico, para satisfazer o desejo de sua mulher Catirina, que esta gravida e deseja comer a limgua do boi. Dando falta do boi o fazendeiro reúne os índios e os vaqueiros para procura-lo, quando o encontra doente chama o pajé para fazer uma pajelança e curar o Boi. Sabendo do motivo da captura do boi por Pai Chico, o fazendeiro resolve perdoar tanto ele quanto a Catirina.
OLHA, GOSTEI MUITO DAS FOTOS E DO EVENTO, POIS, MOSTRA UM POUCO DO FOLCLORE QUE MUITOS DESCONHECEM PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirPRISCILA
Bacana a matéria.
ResponderExcluirComo Brasília é feita por pessoas de todos os estados, é difícil criar uma única identidade cultural, daí a importância de gente como o Seu Teodoro, que traz um acréscimo cultural pra cidade. E o mais legal é ver que o Bumba chegou aqui há mais de 40 anos e que ainda atrai público, ainda desperta interesses...
Parabéns.